Por 5 votos a 2

Ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030; entenda

Ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030; entenda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, nesta sexta-feira (30), no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Tornando, assim, o ex-presidente inelegível por oito anos. Ao todo, foram quatro dias de sessões. 


O relator, ministro Benedito Gonçalves, votou por tornar o ex-presidente impedido de concorrer a cargos eletivos; Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares o acompanharam. Já Raul Araújo votou contra a inelegibilidade do ex-presidente.


Na manhã desta sexta, a ministra Carmen Lúcia foi a primeira a votar. Logo na abertura, ela já afirmou que votaria a favor da inelegibilidade de Bolsonaro. O placar de 4 a 1, de maioria irreversível, já tornava o político inelegível.


No começo da tarde, Kássio Nunes Marques voltou pela absolvição. Por fim, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes votou pela condenação de Bolsonaro.


Pelo placar de 5 a 2, Jair Bolsonaro se torna inelegível até 2030. Assim, não poderá concorrer às eleições municipais de 2024 e às estaduais e nacionais de 2026. Não há possibilidade dele ser preso, porque a decisão do TSE não é do âmbito penal.


Possibilidade de recurso

O julgamento da ação contra Bolsonaro no TSE é terminativo e não cabe efeito suspensivo. Ou seja, se a decisão for por condenação ou absolvição, os efeitos são imediatos. 


O único recurso capaz de mudar a decisão é o Recurso Extraordinário (RE), que precisa ser admitido pelo TSE antes de ser enviado ao STF, onde será analisada eventual afronta à Constituição durante o julgamento.


Motivações para julgamento

Bolsonaro é julgado pela conduta adotada em reunião com 72 embaixadores estrangeiros, que foi transmitida pela TV oficial do governo, no Palácio da Alvorada, onde desacreditou do sistema eleitoral brasileiro. A ação foi movida pelo PDT.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Em Viamão, presidente Lula entrega mais de 400 casas populares do Minha Casa, Minha Vida Anterior

Em Viamão, presidente Lula entrega mais de 400 casas populares do Minha Casa, Minha Vida

TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível Próximo

TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível

Política